A idéia  ■   Conheça o CBCon    O mercado    Produtos ■   Nossos clientes ■   Ouvidoria
 
 
Ouvidoria
 

Alterar fonte
  Adicionar aos favoritos
  Definir como página inicial
  Webmail CBCon



A evolução ou, caso prefira, a revolução tecnológica tem exigido do ser humano, nos últimos anos, uma constante busca pelo conhecimento, fortalecendo o capital humano como principal ativo econômico e constituindo a sociedade do conhecimento, que tem como base o indivíduo autônomo, pensante, reflexivo e pró-ativo.

O Centro Brasileiro do Conhecimento - CBCon - fundamentado nessas necessidades, desenvolveu um método que privilegia ações que levem os participantes do processo educacional a uma visão crítica sobre os conteúdos trabalhados, bem como a uma maior autonomia na forma de aprender e utilizar os conhecimentos.

A criação de situações de aprendizagem que propiciem uma reflexão constante e que permitam ao educando construir o próprio conhecimento, através de questões práticas de seu cotidiano, tem se mostrado uma forma bastante eficaz de aprendizagem.

É a partir das situações práticas reais, que o conceito de reflexão vem sendo defendido por alguns autores no processo de aprendizagem. Esse componente reflexivo ganha dimensão em qualquer prática profissional e, especialmente, em situações novas ou diferentes, para as quais uma solução técnica é insuficiente.

Os estudos de Schon, sobre prática reflexiva, apontam caminhos para um processo em que os profissionais atuem como colaboradores, seja na produção dos saberes que irão auxiliá-los na resolução dos problemas da vida cotidiana, seja no alargamento do âmbito de discussão, decisão e reconstrução desses saberes, no sentido de valorizar as práticas de formação e trazer a mudança do clima organizacional.

Uma proposta pedagógica reflexiva tem a preocupação de tratar os conteúdos a serem abordados de forma mais lógica e flexível, ao invés de uma forma cronológica, a partir de situações concretas apresentadas. O processo de reflexão e análise leva ao exercício do pensamento crítico e não simplesmente à aquisição de novos conhecimentos prontos e acabados.

Essa forma de abordagem da aprendizagem permite que os conteúdos sejam trabalhados de acordo com o ritmo do profissional, respeitando suas individualidades, através de um processo que leva em conta suas referências e experiências.

Para desenvolver uma ambiência adequada à formação e gestão do conhecimento, o CBCon desenvolveu uma plataforma que se constitui numa infra-estrutura adequada a uma educação moderna, possibilitando ambientes de alta interatividade e colaboração, denominada TecEdu - Tecnologia Educacional.

 

Acesso restrito aos usuários

Digite seu nome de usuário e senha abaixo e clique no botão.
login
senha
 
 
 
  Copyright © 2009 ■ CBCon - Centro Brasileiro do Conhecimento ■ Todos os direitos reservados.